banner-azul-750×150

Sobre o EMA

  • Nossa Origem

    A Equipe de Microeconomia Aplicada teve início por meio da iniciativa do professor da ESALQ/USP, João Gomes Martines Filho, em começar a utilizar o Programa de Estímulo ao Ensino de Graduação (PEEG), àquela época ainda pouco conhecido dentro da USP. O Programa fornecia uma bolsa mensal durante um semestre ao aluno de graduação para que esse fosse monitor de uma disciplina ministrada por um determinado docente.

    Em 2013, o professor Martines convidou Oto Murer Kull Montagner, então aluno do terceiro ano de Economia, para ser monitor da matéria Introdução à Economia, uma vez que lecionaria a matéria para os alunos de Economia e de Administração, este ultimo recém criado na ESALQ, e o número de graduandos na disciplina demandaria auxílio de mais pessoas. Posteriormente, Pedro Tremacoldi Rossi, também aluno do terceiro ano de Economia, foi convidado a participar do Programa juntamente com Oto.

    Após a colaboração de Pedro na disciplina Teoria Microeconômica II (semestre subsequente à Introdução à Economia), outros alunos começaram a se envolver em atividades de monitoria, Augusto Alves Neto, Hugo Vinícius Ozam Dalla Costa e Tiago de Carvalho Gremoni. A partir de então, a união desses estudantes gerou a germinação de um método de trabalho ainda desconhecido no departamento, além de marcar os primórdios do que seria a Equipe Microeconomia Aplicada.

    O ativo envolvimento no grupo foi fundamental para que Oto Murer ganhasse o Prêmio CORECON/SP de Melhor Aluno de Economia da ESALQ/USP e para que Pedro Tremacoldi fosse cursar PhD em Economia Agrícola e Aplicada na University of Illinois at Urbana-Champaign. O desenvolvimento da Equipe tem impactado não apenas os alunos que convivem com um novo sistema de ensino, mas aos participantes do próprio grupo, que experienciam a oportunidade de crescer e se destacar por meio dos projetos, reuniões e discussões no ambiente do Grupo e exterior ao próprio.

  • Nossa Missão e Nossos Valores

    A Equipe Microeconomia Aplicada visa proporcionar ao estudante, sobretudo de Graduação, oportunidades de pleno desenvolvimento pessoal e intelectual, colaborando para sua compreensão da utilização de ferramentas que viabilizem a solução de problemas reais.

    A longo prazo, o objetivo da equipe centra-se em:

    • Garantir a formação de bases teóricas sólidas e a maestria do método e de sua compreensão em detrimento à aplicação em contextos restritos ou arcaicos;
    • Identificar necessidades contemporâneas e direcionar esforços de pesquisa e de promoção intelectual em canais diretos para atendê-las;
    • Promover, de forma contínua e irrestrita, sob a outorga enquanto pertencente a uma universidade pública, o acesso à educação a todos aqueles interessados, no Brasil e no mundo, no ganho de conhecimento e de cooperação;
    • Defender a liberdade e pluralidade individual e intelectual, cultivando a tolerância e o debate não somente entre diferentes correntes econômicas, mas quanto a distintos posicionamentos pessoais, para que volições progressistas bem fundadas sempre possam florescer.
    • Fortalecer a atividade de monitorias para disciplinas de Graduação como forma intrínseca de melhoria da qualidade do ensino, em ganhos de transparência e dinamismo, capacitando estudantes para que estes compreendam seu papel social na comunidade acadêmica e para que implementem métodos inovadores de aprendizado.

    A Equipe Microeconomia Aplicada pretende alcançar esses objetivos valorizando sempre o comprometimento dos seus membros, respeito, confiança e amizade.

  • Atualmente

    No momento, a Equipe desenvolve pesquisas a respeito de diversos assuntos retribuindo à sociedade todo conhecimento adquirido dentro da Universidade de São Paulo, além de promover um evento anual denominado “Dia de Aulas Abertas em Microeconomia Aplicada”, que já se encontra em sua segunda edição e tem como objetivo estimular a pesquisa e o desenvolvimento pessoal e intelectual dos alunos de graduação que cursam a disciplina Teoria Microeconômica II, disciplina esta que teve papel crucial da história da equipe.

The Office