banner-azul-750×150

Eventos Realizados

  • I Dia de Aulas Abertas em Microeconomia Aplicada

    O evento é  estruturado com base nas apresentações dos trabalhos desenvolvidos, em formato científico, pelos alunos da disciplina obrigatória Teoria Microeconômica II que é fornecida aos alunos do 4o semestre do curso de graduação em Ciências Econômicas. Os assuntos abordados são escolhidos pelos próprios alunos e possuem relação com cinco grandes áreas: (i) Teoria do Consumidor, (ii) Teoria da Firma, (iii) Competição Perfeita, Monopólio e Intervenção, (iv) Incerteza e Risco, (v) Interação Estratégica e Falhas de Mercado.

    Em sua primeira edição, o evento contou com 24 artigos apresentados e mais de 140 participantes, que assistiram as palestras e trabalhos voltados para as mais diversas áreas. Além disso, o evento recebeu a Profa. Dra. Marilda Sotomayor, Professora Titular da Universidade de São Paulo e referência mundial em teoria de matching e o Prof. Dr. Luciano Rodrigues, gerente de economia e análise setorial da UNICA.

Galerias

  • Visita ao Alambique na Casa do Produtor Rural, ESALQ/USP

    Os alunos do terceiro semestre de Ciências Econômicas da ESALQ/USP, em 2015, foram levados, pela Equipe de Microeconomia Aplicada, até o Alambique na Casa do Produtor Rural no próprio campus. A iniciativa teve como objetivo principal ensinar os alunos da disciplina de Microeconomia I, o processo produtivo da cachaça e como isso se relacionava com os assuntos estudados nessa disciplina, tornando-a mais prática, além de teórica.

  • Seminário: Novos Desafios da Pecuária de Corte

    Juntamente com a Selon Biotecnologia, Adeca Agronegócios e Departamento de Economia, Administração e Sociologia da Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” – ESALQ/USP, a Equipe de Microeconomia Aplicada organizou o seminário sobre “Novos Desafios da Pecuária de Corte”, o qual foi realizado na própria Seleon Biotecnologia em Itatinga, SP.

    A equipe se comprometeu com a organização das inscrições para os alunos que iriam com o transporte da universidade e com a divulgação do seminário. O resultado foi um seminário realizado para, aproximadamente, 45 alunos da ESALQ/USP, além de um publico diverso da cidade de Itatinga e região.

  • 1º Workshop de Derivativos Agropecuários

    A Equipe de Microeconomia Aplicada, em parceria com a Prof. Dra. Elaine Mendonça Bernardes, ofereceu um workshop aos alunos do Campus Experimental da UNESP, em Dracena. Os graduandos que participaram do workshop cursavam Zootecnia, e tal atividade foi desenvolvida na disciplina de Planejamento, ministrada pela professora Elaine. Participaram do workshop, aproximadamente, 27 alunos.

    O workshop foi supervisionado pelo Prof. Dr. João Gomes Martines Filho e ministrado por Tiago Gremoni Carvalho e Hugo Dalla Costa, ambos integrantes da equipe.

  • Oficina Moodle do STOA

    A Equipe de Microeconomia aplicada se destaca no Departamento de Economia, Administração e Sociologia da Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” – ESALQ/USP por ser pioneira na utilização do sistema Moodle do STOA e por, através desse sistema, possibilitar grande transparência entre alunos e professores, além de transmitir conhecimento aos alunos de graduação de uma maneira mais interativa, tecnológica e moderna. Visto isso, a equipe desenvolveu uma oficina para professores, graduandos e pós graduandos, para que essa prática seja disseminada na universidade e os métodos de ensino possam ser sempre aprimorados.

  • Seminar to Graduate and Undergraduate Students

    A Equipe de Microeconomia Aplicada colaborou para realização de dois seminários internacionais ao longo de um ano.

    O primeiro seminário realizado, em parceria com a University Illinois at Urbana-Champaign (EUA) e Ataturk University (TUR). Este seminário abordou temas como planejamento estratégico na pecuária turca e aspectos da atual economia brasileira, bem como problemas e soluções. Tal seminário foi ministrado na ESALQ/USP.

    O segundo seminário dessa natureza foi realizado em parceria com Frank Lam da Inter – American Institute for Coorporation on Agriculture e tratava dos sistemas de informação de marketing na agricultura, tanto para frutas como para vegetais, com foco na América.

  • II Dia de Aulas Abertas em Microeconomia Aplicada

    O II Dia de Aulas Abertas em Microeconomia Aplicada foi a segunda edição do evento realizado no Departamento de Economia, Administração e Sociologia da ESALQ pela Equipe Microeconomia Aplicada. Este evento, assim como o anterior visa promover a produção cientifica dos alunos no âmbito da graduação. Neste sentido, a edição realizada em novembro de 2015 em parceria com empresas como a Centerval e a Predilecta, bem como o CORECON proporcionou o crescimento deste evento passando de 24 artigos apresentados em 2014 para 30, contemplando áreas além da microeconomia, tais como: crescimento e desenvolvimento econômico e organização industrial, dois temas de grande relevância para a ciência econômica cujo ferramental teórico se baseia, em grande parte, na microeconomia. Além disso, esta edição foi um sucesso de público, contanto com a participação de mais de 250 pessoas ao longo do dia, inclusive de outras universidades. O crescimento deste evento a cada ano tem motivado a equipe a fazer parcerias com outros professores cujo objetivo principal é o desenvolvimento sistêmico dos alunos de graduação ESALQ e que desejam levar o nome da Escola e de seus alunos a um grupo de vanguarda na pesquisa em economia aplicada.

  • Ciclo de Palestras em Ciências Políticas

    O Ciclo de Palestras em Ciências Políticas na ESALQ/USP foi uma iniciativa da Equipe Microeconomia Aplicada (EMA/ESALQ) e do Núcleo de Estudos Comparados e Internacionais (NECI/FFLCH) para trazer professores e pequisadores de renome internacional nos estudos da Ciência Política Aplicada.

    O ciclo de palestras foi um evento dividido em 6 edições. Cada edição contou com um professor palestrante sobre um assunto pertinente nas estruturas da Ciência Política.

  • II Workshop Internacional sobre Cadeia Sucroenergética

    O II Workshop Internacional sobre Cadeia Sucroenergética foi a segunda edição do evento que contou com o apoio da The University of Georgia (UGA-USA), Sugar Processing Research Institute (SPRI-USA) e University of Washington, com o objetivo da reunião dos  profissionais que atuam na cadeia produtiva do setor sucroenergético e em áreas correlatas, com o objetivo de disseminar novas tecnologias, discutir os principais desafios do momento e apresentar as tendências.

    A página do evento pode ser acessada aqui.