banner-azul-750×150

Café com Micro

Com o intuito de tornar a Teoria Microeconômica mais atrativa e dinâmica, foi identificada a necessidade de criar um espaço alternativo à sala de aula, onde se pudesse consolidar algum assunto ligado à disciplina.

No início de 2015, reuniões entre alguns membros da Equipe deram início à formatação do projeto. Todavia, logo vieram algumas semanas sem ideias inovadoras… Até que, em meados de fevereiro, a lâmpada se acendeu: “Que tal Café com Micro? ”.

Acesa a primeira lâmpada, tudo ficou mais claro. Assim, no primeiro semestre letivo de 2015, a turma de Teoria Microeconômica I, composta por alunos de Ciências Econômicas e Administração, foi a primeira a passar pela atividade – no semestre seguinte, o sucesso viria a se repetir com a turma de Teoria Microeconômica II.

Desde a primeira edição, a dinâmica do Café com Micro depende de dois elementos-chave: qualidade do conteúdo e do ambiente.

Sobre o conteúdo, o Café com Micro leva em consideração pelo menos uma das duas características a seguir: (1) o assunto pode ser aplicado, por meio de um estudo de caso, ou (2) pode ter caráter complementar à disciplina, abordando um assunto mais avançado, por exemplo.

Dos estudos de caso, dois foram sucesso de público: quando falamos sobre preços de ingressos de futebol, com a presença de profissionais do Marketing e do Financeiro do XV de Piracicaba, em uma sala decorada com camisas de futebol em todas as paredes; e quando falamos de produtos diferenciados, levando proprietário de hamburgueria gourmet (e seus hambúrgueres) para uma edição do Café que acabou se tornando, por um dia, “Almoço com Micro”!

Dentre assuntos mais avançados, destacamos temas ligados à incerteza – presentes em duas edições do Café – e apresentações mais teóricas, como pressupostos da Teoria Microeconômica a respeito do consumidor e suas escolhas.

Sobre o ambiente, algumas preocupações norteiam a atividade. Da melhor forma possível, guarnecer o ambiente com aconchego e mais informalidade: confortáveis em cadeiras estofadas, com coffee break à disposição e com apresentações dinâmicas e atrativas realizadas sempre por monitores da Equipe, os alunos ficam ainda mais à vontade para se expressar, discutir e aprender.

Mesmo com alguns desafios operacionais superados com muita criatividade e trabalho em equipe, os Cafés com Micro se tornaram, pouco a pouco, uma instituição no contexto de Microeconomia no Departamento de Economia, Administração e Sociologia (LES), alcançando, já em seu primeiro ano, pequena projeção em toda a ESALQ.